Combinando cores através do círculo cromático




capa pensil

Existe um princípio básico pra facilitar as nossas vidas na hora de usar “cores coloridas”. É seguir o círculo cromático.
Ele é uma ferramenta já conhecida por artistas plásticos, designers e qualquer pessoa que trabalhe com cores.
Pra não ficarmos só no “azul e branco” ou “laranja e preto” e muito menos no “preto com branco”, é só observarmos a harmonia que existe entre as cores no círculo.

A combinação pode ser feita da seguinte maneira:

*Entre cores análogas: São todas as cores vizinhas no círculo. Podendo ser lado a lado – como laranja + amarelo – ou as que estão à frente, de fora para dentro do círculo – como azul claro + azul marinho.
A combinação entre cores análogas é a mais fácil, mais harmônica e mais feminina.
Use sem medo!
A combinação entre cores frias ou cores quentes também dá super certo, tente azul marinho com rosa, por exemplo, ou marrom com laranja. Fica lindo!

*Entre cores complementares: São as que estão diretamente opostas no círculo, nos extremos – como laranja + azul e amarelo + roxo. Aqui você também pode escolher o tom da cor que quer combinar, como por exemplo, uma calça super amarela e uma camisa lilás.
Esse tipo de combinação não deixa de ser harmônica, é a base do conhecido color blocking, que apareceu a algumas estações em todas as revistas de moda. Mas é para pessoas mais ousadas, normalmente as criativas se dão bem com um guarda-roupa bem colorido.

circulo-cromatico 2

A combinação entre cores neutras também é super prática, mas esqueça aquele básico preto+branco ou marrom+bege. Experimente bege com cinza clarinho – fica lindo e chique, e preto com azul marinho – pode sim!

E pra misturar cores coloridas + cores neutras: Evite usar cores fortes (amarelo, vermelho, turquesa) com preto! Pois é, é o que todo mundo faz, mas o preto empobrece estas cores, aposte no efeito contrário, combinando-as com branco, bege ou cinza claro. Vai ficar muito mais interessante.

Quanto ao círculo, aproveite e imprima esse, cole no armário ou deixe por perto sempre que precisar consultar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>