Botas e ternos




dress-boots-feature

Essa semana recebi um e-mail me questionando sobre o uso de botas com ternos. Essa é uma pergunta intrigante, principalmente para um clima tropical como o nosso. Muitos homens só considera o uso de botas para caminhar ou fazer algum tipo de trilha, mas saibam que existem sim a possibilidade de usa-las com ternos.

construction-work-boots

Botas

Sua finalidade principal é a proteção. Eles costumam cobrir os tornozelos e são fechadas até proporcionar uma maior estabilidade em terrenos acidentados. Botas tendem a ser feitas a partir de material que fornecem proteção contra o clima – tornando-as ideais para o trabalho de construção ou caminhar através da lama, neve e chuva. O corte alto e o material impermeável impede que a água escoe para dentro e molhe os pés. Na construção civil e os militares, botas também são cobertas com aço para oferecer proteção para os dedos dos pés. Neste contexto, parece ridículo que alguém iria considerar usando botas com um terno, uma vez que ficaria ridiculamente fora do lugar e com estranha aparência. No entanto, em países sazonais, botas podem ser uma necessidade durante o inverno. Mesmo em climas tropicais, eles têm seus usos – durante temporadas de chuva quando poças tendem a ser  normais.

Botas de terno

As botas que se usam com ternos são vistosas, resistentes e fáceis de se usar, atendendo todas as necesidades funcionais de uma bota, porém bem parecido com um sapato social. Essas botas tornam a vida muito mais fácil durante o inverno (e no resto do ano), como elas são resistentes  para o desgaste do escritório.

A maior diferença entre botas e sapatos , além do corte superior é na sola. Botas vêm com solas sólidas que têm geralmente um salto grosso e muito mais resistência para o mau tempo do que sapatos normais.

dress-boots-style

Estilo

Existem vários estilos de botas para escolher, alguns dos quais chamou minha atenção. Botas Chelsea são como slip-on ou mocassins, com tornozelos elásticos para melhor conforto (veja imagem abaixo). Há botas de deserto – com um toque de camurça mais casual ou um toque de couro clássico para o escritório.

chelsea-boots-for-men

tweed-suit-with-distressed-boots

 

   A roupa correta

Quando você decide vestir botas, você também precisa considerar o tipo de roupa que você veste. Botas tem um ar ‘pesado por isso considere colocar um terno feito de material mais grosso – como flanela, tweed, veludo cotelê. Quando vestindo um terno, o corte alto da bota desaparece debaixo da calça e as pessoas não podem nem mesmo perceber-las. Ternos slim fit são mais difíceis de combina-los, a menos que você queira mostra-la com a sua calça dobrada. Este é um look mais casual que eu não recomendo para o escritório.

 

2 thoughts on “Botas e ternos

  1. Joao disse:

    Vocês teriam algum site, ou loja pra indicar?
    Eu gostaria de adquirir um “dress boot” com cadarço, mas está difícil de encontrar uma bota que seja mais voltada para o estilo clássico, para usar em um casamento.

    • EquipeStylissima disse:

      Olá João, realmente não é muito fácil achar esses modelos no Brasil. Uma boa dica é procurar nesses sites multimarcas, como Dafiti, Mucca…
      Espero que consiga encontrar. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>