Blazer e paletó, qual a diferença?




capa diferencas

Se você espera uma resposta rebuscada, cheia de regras e detalhes que permitem a diferenciação das peças, assim como quem identifica se uma cobra inofensiva ou peçonhenta, sinto desapontá-lo! A única diferença que podemos apontar é que o blazer é uma peça solta, não faz parte de um traje completo, já o paletó faz combinação com uma calça na mesma cor e tecido e, por vezes, também tem um colete como parceiro. Contudo, muitos acabaram generalizando e é comum ouvir a parte de cima do traje social ser chamada de blazer, tornando-se algo aceito em qualquer lugar, assim como terno acabou servindo para designar o costume, ou seja, o traje com apenas duas peças.

Resumindo:

O blazer é uma peça casual que pode surgir em diversos tecidos e materiais, como sarja, linho, veludo, moletom e até nylon, aceitando as combinações mais diversas. Já o paletó, por fazer parte do terno, fica limitado a tecidos como a lã fria, rami, linho ou o poliéster, ficando reservado a combinações mais sóbrias com camisa e gravata na maioria das vezes.

Vamos a parte visual, assim ficará mais fácil.

Blazer

O paletó é a parte de cima do terno, esse blazer mais social. Ele já é mais estruturado, tem o tecido mais grosso e uma personalidade muito mais social e imponente do que o blazer. Ele não pode ser usado como blazer casual, não fica legal e não combina.

Paleto

Fácil né? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>